Afinal, marketing digital funciona mesmo ou é uma furada?
Antes de qualquer coisa, responderei sua pergunta: Sim, o Marketing Digital funciona mesmo e é uma máquina de vendas!
A internet sempre foi um universo de vendas diárias e em massa.
Durante a Covid-19, todos se ligaram mais à internet e, empresas e negócios que nunca haviam pisado neste solo, foram obrigados a caminhar por ele e aprender a sobreviver.
Quer ter uma noção melhor? Segundo a pesquisa da Tic domicílios 2020, durante o período da pandemia, o Brasil chegou a marca de 152 milhões de usuários.
Por isso, o número de compradores e vendedores cresceram muito e, logicamente, a competitividade e a concorrência também.
A questão é que tudo foi muito rápido, as empresas tiveram que se adaptar e diversos usuários decidiram atuar como profissionais de marketing.
Pode parecer ofensivo, mas, com tanta gente “nova” tentando vender pela internet, surgiram muitos profissionais ruins.
De repente, todo mundo dizia ser “profissional do marketing” mesmo sem nunca ter gerado alguma venda.
Se você contratou uma dessas pessoas e se arrependeu, saiba que a culpa não foi sua.
Até hoje, muitas empresas nem sabem quem ou o que estão contratando e muitos profissionais mal sabem como trabalhar.
Mas sim, a internet pode multiplicar seu faturamento, basta contratar uma boa agência.
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Como funciona o marketing digital
De forma geral, existem dois cenários comuns no marketing digital hoje em dia.
O primeiro são empresas gerando conteúdo, atraindo potenciais clientes e então, em algum momento, vendendo para eles.
E no outro, existem empresas e negócios anunciando seus serviços diretamente para o cliente, sem necessariamente ter que produzir conteúdos gratuitos.
Ambas têm suas vantagens e desvantagens, funcionam e possuem nomes diferentes.
O primeiro cenário é o tráfego orgânico e o segundo se trata de tráfego pago. Veremos mais sobre eles no próximo tópico.
Óbvio que existem outras formas de trabalhar, mas, estas são as mais comuns.
Dentro de delas existem diversas ferramentas, usadas para aumentar a eficiência das estratégias.
Ferramentas do marketing digital:
- Copywriting
Trata-se de uma técnica de escrita persuasiva, usada quase que desde o início dos anúncios.
Surgiu devido à competitividade crescente do mercado ao longo da história, e explora diversos pontos da psique humana para levar o leitor a tomar alguma ação.
- Design
É basicamente a criação de tudo aquilo que é visual: isso inclui anúncios, posts, sites e etc…
Vem em constante evolução e cada vez mais voltada a persuadir o usuário através das cores, formatos e disposição dos itens nas imagens.
- Social media
É o profissional criado pela demanda do mercado para gerenciar e criar estratégias de vendas nas redes sociais.
Existem outras ferramentas e todas se aplicam aos dois tipos de tráfego a seguir.
O que é tráfego pago e orgânico?
Primeiramente, o que é o tráfego?
Tráfego é o nome que damos ao volume de pessoas que passam por um determinado lugar.
Na internet esse lugar pode ser um site, um perfil, um blog…
Tráfego pago
No tráfego pago pagamos uma plataforma para que nossos anúncios cheguem diretamente a quem queremos que ele chegue.
É como se você pagasse diversas pessoas para ir até um potencial cliente e oferecer seus produtos.
Um bom profissional de marketing usa e abusa desse meio de tráfego, isso por que ele funciona e é muito mais rápido que o orgânico.
Com o passar do tempo, cada vez mais você alcança as pessoas que compram de você e, a partir daí, é basicamente investir dinheiro para poder ganhar mais dinheiro.
Por exemplo, você investe R$100,00 para divulgar um produto, sabendo que pode alcançar 5.000 pessoas e realizar 200 vendas no valor de R$50,00.
Logo, é como se você tivesse investido R$100,00 para lucrar R$9.900,00.
Tráfego orgânico
No tráfego orgânico também podemos obter muito lucro, principalmente pelo fato de que não necessariamente precisamos pagar por ele.
Isso mesmo: muito lucro sem ter de pagar!
Aqui seu papel é produzir conteúdos que ajudem seu público-alvo, para assim acumular um grande número de pessoas interessadas no que você vende.
Depois de um tempo, basta começar a mostrar seus produtos e esperar as vendas acontecerem.
Funciona? SIM! É tão fácil quanto parece? NÃO.
Acontece que aqui você “paga indiretamente”, ou seja, você pode não pagar com dinheiro, mas paga com seu tempo. Aliás, com muito tempo.
A maior desvantagem desse tipo de tráfego é que, para acumular muitos compradores, você pode demorar meses ou até anos.
A solução? Investir em um especialista!
Seu tempo vale dinheiro e contratar um especialista fará com que suas redes gerem lucro e ainda paguem esse mesmo especialista.
Dessa forma, você acelera seus resultados, não se preocupa com o trabalho de gerenciar suas redes sociais e certamente conseguirá ganhar dinheiro com elas.
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Por que investir em marketing digital?
Serei dolorosamente sincero…
É cada vez mais certo que, se seu negócio não está na internet, ele está indo de encontro à falência.
Isso porque a internet se tornou mais que uma mina de vendas; agora ela é um diferencial na hora do seu cliente escolher de quem comprará algo.
É uma ferramenta para manter contato com o cliente e oferecer suporte e produtos.
Pense bem, da última vez que pensou em comprar algo de ticket médio, você saiu ligando para todas as lojas perto da sua casa ou simplesmente buscou pelo produto no Google?
As pessoas usam a internet para conhecer produtos, pesquisam os preços, escolhem o que mais gostaram e então realizam a compra ali mesmo, na internet.
Se o seu negócio não está na internet, ou pior, está na internet, mas não está vendendo, você está literalmente deixando dinheiro na mesa do seu concorrente.
Marketing digital funciona sim! Tudo é uma questão de saber com quem trabalhar e de que você precisa!
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