Você sabe a diferença entre marketing de mídia social e marketing digital?
Melhor: você sabe como encontrar uma agência que realmente vai te gerar resultados?
O marketing de mídia social é algo novo no Brasil, por isso, o termo ainda gera diversas confusões e muita gente não sabe exatamente o que ele significa.
As pessoas estão cada vez mais presentes na internet, o dia todo e a todo momento existem usuários online nas mais diversas redes sociais.
Segundo o estudo realizado pelo banco internacional de estatísticas (Statista), o Brasil é o quinto país com maior presença nas redes sociais.
Até o final de 2021 o número de usuários já estava em torno de 159 milhões, com previsões otimistas de aumento para os próximos anos.
Por isso, cada vez mais as empresas têm visto um solo fértil e próspero para vender nas redes sociais.
Mas, que fique claro, o Marketing de mídia social tem seus segredos e pode ser que alguns não consigam prosperar dentro das redes.
Não é à toa que existem profissionais e agências oferecendo o serviço de Social Media.
Criamos esse conteúdo para te explicar sobre o marketing de mídia e te ensinar a encontrar uma empresa que gere resultados e aumente de verdade seu faturamento.
Porém, antes de saber o que é um social media, temos de entender o que é o marketing digital.
O que é marketing digital
Sabe aquele marketing que utilizava revistas, os outdoors e os comerciais de TV? Este é o marketing clássico.
O marketing digital é a evolução desse marketing e a adaptação dele aos meios digitais.
Quando comparado ao tradicional, o marketing digital se mostra muito mais barato e, em diversos casos, mais eficiente.
É um tipo de marketing composto por diversas pequenas engrenagens que fazem toda a estratégia utilizada girar e gerar o resultado esperado.
Dentro dele, temos itens como o tráfego pago, e-mail marketing, marketing de conteúdo, outbound marketing e até mesmo o marketing de mídia social.
A questão é que aqui, as estratégias se adaptam muito melhor ao objetivo da campanha que no marketing tradicional.
Não é que o marketing tradicional não funcione ou não gere resultado, mas, o marketing digital pode gerar um resultado maior ou igual com um investimento menor.
O segredo para isso? Segmentação!
No meio digital existem diversas ferramentas para monitorar e descobrir quem é a pessoa que compra de você.
Sabendo quem é seu comprador, o estrategista consegue entender qual a melhor forma de entregar aquele produto para quem quer comprá-lo.
Mas, a dúvida ainda persiste. O que é o marketing de mídia social?
Marketing de mídia social: O que é?
O marketing de mídia social é uma ferramenta que compõe o marketing digital e o ajuda a atingir o objetivo da estratégia.
Ele funciona tanto em conjunto com outros tipos de marketing quanto sozinho.
Basicamente, a ideia aqui é trabalhar o marketing de conteúdo e depois tentar converter os consumidores desse conteúdo em clientes.
Através do estudo do público-alvo, podemos identificar seus gostos, suas dores, seus medos, seus interesses e suas vontades.
Podemos entender também qual a provável faixa salarial do público, no que ele trabalha e qual o horário em que ele está disposto a consumir o conteúdo.
Dessa forma o profissional consegue montar uma estratégia que se conecta, se adapta e faz parte da vida do seu público-alvo.
A partir daí, ele cria conteúdos de alto valor que vão ajudar seu público e atrair novos seguidores.
Isso gera relacionamento e é através desse relacionamento que as vendas começam a aparecer.
Uma verdade máxima das vendas é: “Pessoas compram de pessoas, não de negócios”.
Sendo assim, uma pessoa tem maior chance de comprar algo caso ela já tenha se relacionado com você ou com sua marca.
Através desse tipo de marketing, seu cliente passa a te enxergar como uma autoridade no assunto e entende que pode confiar em você.
A possibilidade de gerar relacionamento e aumentar sua autoridade, somada ao acúmulo de seguidores, faz com que você realmente tenha uma máquina de gerar vendas.
Por que investir nas redes sociais
Investir nas redes sociais é uma das formas mais simples e comuns de começar a posicionar sua marca e seu negócio no mundo digital.
Hoje em dia, se você não está no mundo digital, você não existe no mundo real. Pode parecer irônico, mas isso é verdade e com certeza te afeta.
Prova disso é que seu concorrente provavelmente se preocupa em estar no meio digital.
Talvez por isso ele possa estar à sua frente!
Imagine uma situação em que você tem um grupo de pessoas prontas para receber seus anúncios e promoções, sem você ter que pagar por isso.
Você tem que investir nas redes sociais esse é o cenário que ela te entrega, a chance de vender sem ter que gatar rios de dinheiro por isso.
Além disso, você pode mostrar para seu cliente como seu negócio realmente é, seus valores, sua forma de trabalhar e seu dia a dia.
Digo por experiência própria que essa parte por si só já vale a pena, as pessoas conhecem quem está por trás dos produtos e serviços e se sentem íntimas do negócio.
Sinceramente, não tem preço! Por se sentir próximo, ele confia na sua marca e vai pensar duas vezes antes de comprar de outra pessoa.
O que faz um profissional de social media?
Estudar seu público alvo, planejar as postagens, postar com frequência, montar a estratégia e ainda interagir com seus clientes.
Sim, isso realmente dá muito trabalho!
Muitos desistem das redes sociais porque acabam deixando de cumprir funções importantes para se entregar ao trabalho das redes sociais.
Como eu disse, não é todo mundo que consegue prosperar nas redes.
Mas isso não é o fim, o mercado criou um profissional especializado em trabalhar com isso.
O profissional de Social Media é quem estudará todos os aspectos do seu público e gerenciará totalmente suas redes sociais (com a sua participação, claro).
Isso te dá a segurança de ter alguém capacitado responsável cuidando da sua imagem e a tranquilidade de não precisar investir todo seu tempo nisso.
Com um bom profissional, sua marca será fortalecida, você será visto como uma autoridade no assunto e é apenas uma questão de tempo até as vendas surgirem.
Como encontrar um social media que gere resultados?
Por ser uma profissão relativamente nova, existem diversos profissionais despreparados que se consideram altamente capacitados.
Isso acaba gerando uma banalização do mercado e faz com que os empreendedores passem a não valorizar o trabalho nas redes sociais.
Sendo assim, tenho em mente duas formas realmente seguras e eficazes para encontrar um social midia disposto a gerar resultados.
No final das contas, isso é o que importa: o quão comprometido aquele profissional está em gerar resultados e te fazer evoluir na internet.
As duas formas de contratar um bom profissional de social media são:
Buscar por profissionais autônomos
Sim, existem profissionais autônomos de social media que fazem um trabalho sério e realmente buscam o resultado, porém, existem algumas recomendações para encontrá-los.
Recomendações:
- Dê preferência aos profissionais que possuem um CNPJ aberto. O CNPJ indica que o profissional tem que zelar por você e também pelo próprio nome.
- Peça para que ele te mostre um portfólio com serviços já realizados.
- Se você não entende de social media, peça para que ele te explique tudo de forma extremamente detalhada.
- Se você tem algum conhecimento sobre, faça perguntas para ele e avalie o quanto ele sabe do assunto.
- Busque recomendações desse profissional, vá até clientes que já trabalharam com ele e pergunte como foi o serviço prestado.
- Caso ele possua cursos e treinamentos, peça para ver os certificados.
- O tempo que o profissional está no mercado também importa, pois, demonstra que, além de experiência, ele provavelmente tem bons resultados.
Agências de marketing
Essa é provavelmente a melhor das opções.
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Uma agência está acostumada a se comprometer e gerar resultados para diversos clientes.
Geralmente, as agências têm uma estrutura robusta e segura e contam com uma equipe validada de profissionais.
São designers, copywriters e gestores de tráfego unidos por um objetivo em comum: aumentar seu faturamento.
Formas de escolher uma boa agência:
- Verifique se ela tem um método próprio e comprovado de trabalho.
- Verifique qual o total de reais que ela já investiu em anúncios e campanhas.
- Dê uma olhada na quantia de clientes ativos.
- Confira em quantas cidades a agência está presente.
Espero que agora você possa contratar um bom serviço de social mídia e que os resultados venham aos montes.
Caso tenha alguma dúvida ou algo a dizer, comente aqui embaixo e vamos te responder dentro de 48 horas!