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Eu sei e você também sabe que, na maior parte das vezes, o grande desafio de um negócio é a prospecção de clientes.

 Não adianta produzir muito ou ter uma boa margem de lucro em um produto, se você não conseguir vender esse produto.

 Vivemos tempos difíceis e isso se reflete no nosso custo de vida, no preço dos nossos serviços, no custo para produzir algo e, consequentemente, nos nossos clientes.

 Não se desespere, a maioria dos negócios também está sofrendo com a alta de preços e a falta de clientes.

Porém, uma coisa é certa, ainda é possível prosperar! A questão é: o que define quem vende e quem não vende?

A resposta é óbvia, mas precisa ser dita!

O que separa esses dois mundos é a capacidade de obter novos clientes e mantê-los junto ao seu negócio.

O fato de nem todo mundo conseguir prospectar clientes, mostra que não é algo fácil, porém, deixa claro que não é impossível!

Você não é o problema, a estratégia e os meios que você tem utilizado para conseguir mais clientes é o que pode estar te gerando maus resultados.

Por isso, separamos aqui algumas maneiras efetivas e baratas para conseguir novos clientes.

Pegue uma caneta e um caderno, separe sua melhor caneca de café e vamos ao primeiro tópico.

Formas para prospecção de clientes

Existem diversas formas para prospectar clientes, cada uma delas com suas vantagens e desvantagens.

Basicamente, todas as estratégias a seguir se dividem em dois tipos de clientes: os clientes quentes e os clientes frios.

 Os quentes são aqueles que já te conhecem de alguma forma e já compraram ou visitaram seu negócio.

Os frios são aqueles clientes que nem ao menos sabem que você existe.

Outro ponto importante é que, as estratégias que listamos também se dividem em duas categorias, as estratégias de prospecção ativa e as de prospecção passiva.

 Na prospecção ativa, nós vamos até o cliente e na passiva tomamos alguma ação e o cliente é quem vem atrás do nosso negócio.

 Prospecção de clientes por agência de marketing

Prospecção de clientes

 Já deixo claro que essa é sem sombras de dúvidas a melhor opção! Não acredita?

 Vou te provar!

 Quando você está doente, você vai atrás de um médico especializado no seu problema, certo?

 Com seu negócio é o mesmo, se você está com problemas em vendas, tem que ir atrás de uma solução especializada em gerar vendas.

 O dia a dia em uma agência de marketing, as funções e cargos lá dentro e até mesmo os clientes, são totalmente focados em gerar vendas.

 Sendo assim, eles vão saber o que fazer para multiplicar suas vendas. E melhor ainda, eles vão assumir uma parte da responsabilidade de trazer esses resultados.

 Além disso, vão trabalhar com todas as formas de prospecção e com diferentes temperaturas de clientes.  

 Ou seja, irão atrás dos clientes que te conhecem e dos clientes que não te conhecem, das mais variadas formas possíveis, até encontrar aquela que te gera mais resultados.

 Prospecção por telefone

Esta é uma forma ativa de ir até o cliente, isso quer dizer que você é quem vai até ele, por isso, é importante considerar o fato de que você pode estar “incomodando” seu cliente.

Tome cuidado para não parecer nervoso ou desesperado, como se estivesse empurrando o produto a todo custo.

Por essas e outras, fiz questão de preparar um passo a passo:

 Passo a passo para prospectar clientes por telefone

  1. Antes de tudo, defina qual o segmento dos clientes que você ligará.
  2. Com base no segmento deles, entenda qual o melhor serviço ou produto que você pode oferecer.
  3. Planeje uma promoção ou condição especial que fará brilhar os olhos de quem atende o telefone.
  4. Monte um script simples com os pontos principais para te guiar durante a ligação, pontos como: apresentação, mostrar o benefício, provar o benefício, tirar dúvidas e obter compromisso.
  5. Com tudo isso em mãos, separe agora duas listas de números telefônicos, uma lista com números de clientes que já tiveram contato com você e outra com clientes que ainda não te conhecem. 
  6. Uma boa dica para conseguir os números de clientes frios, é indo ao Google e buscando o segmento com o local que você deseja, por exemplo: loja de roupas em São paulo.
  7. Ligue primeiro para os clientes frios e aproveite para “treinar”, depois ligue para os clientes quentes, onde você tem mais chances de fechar negócio.
  8. Sempre comece a ligação se apresentando e assim que puder pergunte se você ligou em um bom momento, isso porque podemos estar atrapalhando.
  9. Caso a resposta seja a de que ligou em um mau momento, se desculpe e pergunte qual seria o melhor momento para ligar novamente.
  10. Se você ligou em um bom momento, continue com o roteiro, trate de ser objetivo e mostre logo de cara como você pode ajudar e quais os resultados que você já gerou.
  11. Mostre segurança, se apresente como um especialista e ao fim da ligação tente conseguir um compromisso com o cliente 
  12. No caso de um cliente frio, é seu primeiro contato com o cliente, vender nessa condição é mais difícil, por isso, é melhor tentar conseguir um compromisso.
  13. No caso de clientes quentes a venda pode acontecer, porém, conseguir o compromisso do cliente para te receber, ou algo assim, aumenta muito as chances de sucesso.
  14. O compromisso pode ser marcar uma reunião, ter a autorização para enviar uma proposta, marcar um próximo contato e etc…
  15. Não se esqueça de “burlar” a secretaria. Em geral, você precisa falar com quem toma as decisões, como um gerente ou até mesmo o dono do negócio. 

 Prospecção por email

  Algumas pessoas acreditam que a época de prospectar por e-mail já passou, porém, isso é um engano.

 Veja bem, todo profissional que conheço e provavelmente todos os que você conhece tem e-mail.

 Mais que isso, uma boa parte dos profissionais tem o costume de verificar a caixa de entrada tanto na parte do dia, quanto na parte da noite.

 Essa é uma forma muito barata para chegar até novos e velhos clientes e divulgar seus serviços.

 Porém, assim como a ligação, o mais indicado para serviços e produtos físicos é, a partir do e-mail, agendar uma reunião ou algo do tipo.

 Passo a passo para prospectar clientes por email

  1. Defina qual o nicho dos clientes para o qual você enviará e-mails.
  2. Entenda qual o melhor serviço ou produto você pode oferecer para esse segmento.
  3. Liste os melhores e maiores benefícios que você pode fornecer para seu cliente, você usará isso no momento em que for escrever o e-mail.
  4. Crie uma promoção ou condição especial para capturar a atenção do cliente logo de cara.
  5. Com esses itens resolvidos, é hora de começar a escrever os e-mails.
  6. O primeiro ponto é o assunto, veja sua lista de benefícios e, de forma simples, clara e objetiva, diga no assunto quem é você e o que oferecerá.
  7. Foque no benefício, não no produto/serviço ou em especificações técnicas.
  8. No corpo do e-mail, comece se apresentando como um especialista.
  9. Agora descreva como você pode ajudar e dê provas disso, mostre, por exemplo, pessoas para as quais você já gerou resultado.
  10. Dessa forma você já conseguiu a atenção do leitor, já mostrou valor e já provou ser um especialista capaz de gerar resultado.
  11. O passo mais lógico agora seria mandar sua proposta, porém, não é esse o objetivo.
  12. Termine o email perguntando se o possível cliente gostaria de receber um novo e-mail com sua proposta e algumas condições especiais.
  13. Você pode finalizar seu e-mail dizendo que, caso ele queira, vocês podem continuar essa conversa por ali mesmo, ou por algum outro canal, como WhatsApp, por exemplo.
  14. Deixe junto a essa finalização outras formas de contato, como seu telefone fixo e seu número com WhatsApp.
  15. Nesse primeiro contato você já mostrou que pode ajudar; se ele responder dizendo que quer continuar a conversa, aproveite!
  16. Independente do canal escolhido, se apresente novamente como especialista, faça um breve resumo da conversa anterior e faça sua proposta.
  17. Nesse estágio, você já terá gerado valor suficiente para justificar seu preço, porém, não se esqueça de manter a ideia de que você está ali para entregar resultados.

Prospecção por WhatsApp

 Se você não tem o contato de seus clientes, passe a guardá-los agora mesmo e saiba que cada contato é tão valioso quanto ouro.

 Isso porque se o cliente já comprou de você, é muito mais fácil vender para ele de novo.

Podemos também trabalhar aqui com clientes frios, porém, como o WhatsApp é algo muito pessoal, é preciso ter certeza de que você tem algo realmente bom a oferecer.

Dito isso, vamos ao passo a passo.

Passo a passo para prospectar por WhatsApp:

  1. Pense na relação que você tem com esse cliente; existe liberdade para ser mais informal? Como você deve se comunicar com ele?
  2. Classifique os clientes em 3 grupos e defina como se comunicar com cada um deles.
  3. O primeiro será formado pelas pessoas com as quais você não se comunica mais e que, por algum motivo, pararam de comprar de você.
  4. No segundo estarão todos os que não te conhecem.
  5. No terceiro grupo, estão aqueles que compram constantemente ou que, recentemente, compraram algo de você.
  6. Crie uma estratégia e uma proposta diferente para cada um dos grupos e comece a entrar em contato.
  7. Sempre inicie a conversa com o bom e velho “Olá, tudo bem?”, ou algo do tipo.
  8. Espere a pessoa responder e caso ela não responda, está tudo bem, não seja insistente demais ao ponto de incomodar, apenas passe para o próximo contato.
  9. Após obter uma resposta positiva, seja simples, claro, objetivo e mostre valor logo de cara.
  10. Uma boa opção é começar mostrando qual benefício a pessoa pode receber, justificar o porquê ela está recebendo e em seguida convidar a pessoa a aproveitar..
  11. Por exemplo: Oi Fulano, tudo bem? Aqui é Ciclano da acadêmia Y. Começaremos a oferecer aulas de boxe aqui a partir da semana que vem, como sabemos que você já nos conhece, gostaríamos de te presentear com uma semana de aulas grátis! 
  12. Qualquer cliente gostaria de receber uma mensagem dessas, além do que, é muito provável que a pessoa aceite pagar para continuar as aulas.
  13. O importante é mostrar que o cliente é especial para você de alguma forma e que esse contato repentino não é perda de tempo.

Qual o segredo para prospectar muito?

 Sem dúvida, o segredo não está em trabalhar todas as formas possíveis de prospecção, mas sim, saber trabalhar muito bem as formas corretas.

E para isso é preciso muito estudo, pesquisa e conhecimento técnico sobre o mercado e as ferramentas utilizadas para prospectar.

 Sabendo trabalhar bem cada uma das ferramentas e estratégias, você pode começar a combinar as que mais te dão resultado, triplicando, assim, sua eficiência.

 Caso você queira prospectar um alto número de clientes qualificados, você pode dedicar um bom tempo aos estudos e práticas, ou simplesmente contratar uma agência de tráfego pago.

 Como dito antes, recomendamos a contratação de um agência não só pela praticidade e segurança, mas também pela economia do seu tempo.

 Quanto vale o seu tempo? Você tem que parar de produzir para focar em prospectar clientes? 

 Mais importante ainda, quanto dinheiro você deixa de ganhar por estar estressado e preocupado em conseguir novos clientes?

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Espero que você tenha gostado das dicas que trouxemos, caso ainda tenha restado alguma dúvida ou você tenha algo para dizer, basta comentar aqui embaixo e iremos te responder dentro de 24 horas.

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