Xícara de café

Cada vez mais tem se falado sobre tráfego pago para negócios locais e, com a fama, surgem as dúvidas.

Afinal, o que é um negócio local? O que é tráfego pago? E como esses dois mundos interagem?

A resposta para essas perguntas realmente pode definir o sucesso de uma empresa.

O tráfego pago serve para QUALQUER tipo de negócio local, dos maiores aos menores, todos conseguem aumentar seu faturamento anunciando nas redes sociais e no Google.

Pronto para descobrir como seu negócio local pode multiplicar seu faturamento? 

Então respire fundo, solte um pouco os ombros, arrume a postura e vamos ao primeiro tópico.

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O que é um negócio local?

Um negócio local é simplesmente um empreendimento físico ou digital, cuja renda provém principalmente dos consumidores dentro de um raio.

Se essa descrição se aplica ao seu negócio, você provavelmente tem um negócio local e, acredite, você pode expandi-lo para outros locais.

Sabe a pizzaria do seu bairro? Ela é um exemplo de um pequeno negócio local.

Porém, existem negócios locais grandes como escolas particulares, clínicas de estética, escritórios de advocacia, lojas de grandes franquias e etc…

São diversos modelos de negócios e diversos setores, o mundo dos negócios locais é extenso e faz parte do nosso dia a dia.

O problema é que, em geral, os proprietários desses negócios pecam na divulgação, acreditando que o marketing digital é apenas para negócios gigantescos.

O que, com certeza, não é verdade!

Esse tipo de empreendimento mais enxuto pode ter menos verba para fazer marketing, porém, o que parece ser um problema é, na verdade, uma vantagem.

Achou estranho? Calma, explicarei melhor.

Como promover um negócio local?

Uma lei natural do marketing: quanto mais gente você quiser atingir, mais dinheiro terá que investir.

Isso porque uma boa parte das plataformas de anúncios cobra por clique ou alcance, sendo assim, o valor investido é proporcional à quantia de pessoas alcançadas.

E é aí que mora a vantagem do negócio local, por ser pequeno e trabalhar com um público regional, podemos entender exatamente quem são os compradores e qual o cliente alvo.

Logo, todas as etapas do processo de tráfego pago se tornam mais baratas.

Por mais que existam muitas fases, algumas são quase sempre inevitáveis. Confira algumas:

Aqui é onde a agência ou o gestor tentam entender quem é seu cliente ideal. Para isso, se baseiam em dados que mostram os gostos e o comportamento desse indivíduo.

Depois dos dados, criam-se hipóteses, e a partir das hipóteses criamos as estratégias.

É definido o que oferecer, os canais digitais mais eficientes, como será a segmentação do público e etc…

Com as estratégias prontas, precisamos testá-las e ver se funcionam.

Os erros aqui são comuns, afinal, é testando que entendemos como chegar aos resultados esperados.

Quanto mais rápido encontrarmos a estratégia certa, mais rápido podemos otimizá-la e vender mais.

Essa é uma etapa constante e muito importante, talvez a mais necessária de todo o processo.

Uma vez encontrada a estratégia, voltamos aos dados do negócio e entendemos como melhorar a campanha.

É feita uma análise sobre o que foi efetivo e o que gerou prejuízo e, em cima disso, podemos entender como tornar a campanha mais eficiente.

Novamente são realizados mais testes. Após executados, os dados são analisados novamente e novos testes são feitos.

Este é o segredo para o tráfego pago ser tão eficiente, a otimização constante nos permite pagar cada vez menos e lucrar cada vez mais.

Mas afinal, o que é tráfego pago?

O que é o tráfego pago?

O tráfego pago é uma ferramenta dentro do marketing digital.

O marketing digital é muito extenso e possui diversas ferramentas para atingir diferentes objetivos.

O tráfego pago é a ferramenta responsável por distribuir anúncios nos meios digitais como: instagram, facebook, google, youtube e até o tiktok.

Parece simples, mas não é!

Divulgar é apenas uma parte do processo, antes disso existem todas as etapas citadas acima e a criação de todo material usado nos anúncios.

O que é tráfego pago para negócios locais?

É simplesmente o tráfego pago focado em gerar vendas e autoridade para um negócio local.

É como se fosse uma especialização, onde a agência ou o gestor estuda a fundo como funciona esse tipo de negócio e as formas específicas para trabalhar com eles.

Devo investir em tráfego pago?

Você está em uma região onde existem outros negócios que vendem o mesmo produto ou serviço que o seu, com a mesma qualidade e, talvez, para as mesmas pessoas.

A necessidade de um negócio local investir em marketing vai além do aumento no faturamento, envolve também ser reconhecido como referência naquele local.

Na sua cidade, quando se fala em algum setor como educação, gastronomia, varejo e etc., sempre existe aquele negócio que todos lembram e citam como sendo o melhor.

Você pode ser esse negócio, se trabalhar corretamente seu marketing e se for lembrado o suficiente.

O tráfego pago é a ferramenta mais barata e lucrativa para aumentar seu faturamento e ser visto como uma referência no que você faz.

Quanto custa o tráfego pago?

Depende muito da agência, dos serviços incluídos em um pacote, por exemplo, e o tamanho da equipe envolvida.

Mesmo assim, trarei dados reais e quantitativos.

Valores para investir em tráfego pago

Em geral, o valor total é uma soma da mão de obra com o valor a ser investido, então é difícil ter uma resposta exata.

No final das contas, o tráfego é algo flexível e, em muitos casos, você é quem define qual valor irá investir.

Porém, se sua empresa nunca anunciou, o ideal seria começar com pelo menos R$1.000,00 no Facebook e Instagram e/ou R$1.000,00 no Google e YouTube.

Por ser um período de testes, investir menos que isso pode acabar limitando a campanha, já que é nesse período em que testamos vários públicos e tipos de comunicação. 

Quanto devo investir em anúncios?

Isso sim é uma pergunta difícil de responder!

Inúmeras variáveis interferem nesse valor e, cada objetivo precisa de uma estratégia diferente.

A notícia boa é que, você não precisa começar investindo muito, você pode escalar seus investimentos conforme o seu faturamento aumenta.

A ideia é investir apenas o necessário para encontrar a estratégia e o público correto e, depois, investir valores maiores para gerar mais vendas.

Uma vez encontrada a forma correta de anunciar, quanto mais dinheiro você colocar, mais irá atingir as pessoas que compram de você, aumentando assim seu faturamento conforme o valor investido.

Lógico que isso não é uma regra, mas é um caminho muito utilizado por diversas empresas.

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