O marketing em uma barbearia não pode ser ignorado, principalmente se existem muitos concorrentes na sua área.

Não vou tratar aqui daquele marketing incerto, que inclui entregar panfletos e cartões, focaremos no que realmente funciona.

Por que entregar panfletos físicos, se você pode fazer o mesmo no digital, pagando menos, com maior alcance e podendo verificar a eficiência?

O marketing digital é uma opção viável e com grande alcance e eficiência.

Além de poder filtrar exatamente quem irá receber, quando e onde, você também tem um fácil acesso aos dados de desempenho da campanha.

Pronto para decolar de vez sua barbearia?

Separe sua melhor tesoura, teste sua maquininha e vamos ao primeiro tópico.

Realmente preciso fazer marketing para minha barbearia?

Sem dúvidas a resposta é sim, investir em marketing é o que te posicionam muito à frente dos seus concorrentes.

Com as estratégias corretas, além de ganhar mais autoridade, você chegará primeiro nos clientes da sua região.

Esqueça essa ideia de ficar esperando alguém vir até você, está na hora de você ir atrás dos clientes e fidelizá-los antes da concorrência.

Além disso, existe um ótimo custo benefício onde, se de alguma forma suas ações não trouxeram resultado, você perderá pouco dinheiro e, se darem certo, você pode lucrar muito.

Dúvida em algum termo? Confira nosso dicionário do tráfego pago

Planeje suas Estratégias de Marketing para Barbearia

Você não precisa de anos de estudo para formular estratégias de marketing para sua barbearia, basta seguir nossas dicas ou contratar profissionais da área.

De qualquer forma, existem alguns pontos básicos que precisamos abordar para maximizar seus resultados.

Pontos importantes para divulgar sua barbearia

Esses pontos são necessários para que sua campanha tenha bons resultados, encare-os como a base necessária para começar a planejar suas ações.

São eles:

Tudo no marketing é uma questão de saber se comunicar da forma certa com seus compradores e, para isso, é preciso conhecer seu público.

Quem compra de você? Qual sua faixa etária, sexo, faixa salarial, interesses e dores?

Tome base no público que já frequenta sua barbearia, se você tem um registro de clientes, recorra a ele, se não tem, confira o público em suas redes sociais.

Através da faixa etária, por exemplo, você pode definir se sua comunicação será mais formal ou informal.

Sabendo os interesses, é possível entender sobre o que falar para atrair novos clientes.

Com a compreensão do público, é possível definir qual o ambiente ideal, quais as formas de pagamento mais atrativas, os melhores serviços a oferecer e etc…

Canais de comunicação é só um nome bonito para se referir ao local que você irá divulgar sua barbearia.

Pode ser o Facebook, o Instagram, o Google, o TikTok e etc…

O mais importante aqui, é entender qual canal funciona melhor para seu negócio e em qual deles está o seu público alvo.

A escolha correta do canal te permitirá atingir o público com mais facilidade, de forma mais barata e eficiente.

Esse é um ponto indispensável; seu orçamento não define totalmente a qualidade do seu resultado, mas com certeza interfere na velocidade com que ele virá.

Mesmo assim, você verá que independente da quantia disponível para o marketing, podemos divulgar seu negócio e conseguir bons resultados.

Mas, uma coisa é importante ressaltar.

Na vida, tudo se paga! No marketing também, quando não se paga com dinheiro, se paga com tempo.

Logo, esteja ciente que as estratégias que não envolvem dinheiro demoram mais para dar resultados.

Não basta apenas conseguir novos clientes, é necessário manter os já existentes e os novos, pela maior quantia de tempo possível.

Afinal, é mais barato manter clientes do que conquistar novos.

Por isso, o bom relacionamento é tão importante do início ao fim.

Antes de vender, temos que encantar o lead e, após vender, temos que mantê-lo encantado.

É necessário oferecer um atendimento personalizado e se manter ativo nas redes sociais, já que elas permitem uma conexão direta e dinâmica com seu cliente.

Entenda que um atendimento personalizado é simplesmente um atendimento realmente focado nos problemas de seu cliente.

Basta se dispor a ajudar de verdade, focar em resolver problemas e tratá-lo com educação e simpatia.

Descubra como é seu consumidor do futuro.

Quais são as melhores estratégias para atrair clientes?

O mundo do marketing digital é realmente amplo, tão amplo que é quase impossível definir melhores ou piores estratégias.

Tudo depende de diversas variáveis que mudam de negócio para negócio.

Mesmo assim, posso listar algumas que acabam funcionando bem na maior parte das vezes: 

  1. Anúncios bem segmentados

Anúncios segmentados são anúncios direcionados a um grupo específico de pessoas.

A segmentação é extremamente importante, pois te permite chegar a quem realmente quer comprar de você.

Fora isso, ela tem relação direta com o sucesso e o lucro gerado pela sua campanha de marketing.

Outro ponto importante. é a maneira com que os anúncios serão feitos, ou seja, através de impulsionamento ou pelo gerenciador de anúncios.

Impulsionar publicações

O impulsionamento de publicações está disponível tanto no Facebook quanto no Instagram.

É aquele botão em que você paga uma quantia para aumentar a visibilidade de uma publicação.

Essa opção também conta como uma forma de anúncio, mas, é importante escolher bem qual será a publicação impulsionada.

Ela tem que ter potencial para atingir seu objetivo, seja ele aumentar as vendas ou o número de seguidores.

Mas como selecionar a publicação certa? Aí vão algumas dicas:

É uma boa forma de anunciar, porém, não permite uma boa otimização.

A otimização é o que faz com que o marketing gere rios de dinheiro com gastos baixos.

Confira essa matéria e conheça 11 estratégias para vender mais

Gerenciador de anúncios

Esse método é sem dúvidas o mais indicado, pois permite otimizações complexas, é extremamente preciso na segmentação e aproveita melhor o orçamento.

Em geral, agências e gestores de tráfego utilizam essa ferramenta.

Não é muito complicada, mas, nas mãos de profissionais, o resultado é quase que garantido.

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  1. Marketing de Indicação

Já notou o poder de uma indicação? Em geral, quando alguém de confiança nos indica algo, deixamos de questionar.

Devemos usar isso a nosso favor e criar formas de conseguir indicações.

Dentro das indicações temos duas categorias:

Indicações diretas

Ocorrem quando seu cliente indica seu serviço diretamente para outro possível cliente.

É uma das mais poderosas e você pode estimular isso. 

Confira algumas formas:

Indicações indiretas

São indicações que o cliente faz sem nem mesmo conversar com outras pessoas.

Alguns exemplos são: 

Pode não parecer tão forte quanto a indicação direta, mas tem um alcance ainda maior.

Pense que, para cada um cliente que posta algo citando sua barbearia, no mínimo 30 seguidores desse cliente verão sua empresa.

Imagine uma média de 10 pessoas ter marcando por dia, isso te daria uma exposição de 2.100 novas pessoas por semana.

  1. Criar relacionamento com seus clientes

Um bom relacionamento com o cliente é necessário tanto para fidelizar ele, quanto para conseguir novas indicações 

Podemos classificar esse relacionamento de duas formas:

A ideia é fornecer uma boa experiência para seu cliente através do atendimento.

Fazer com que ele se sinta no mínimo confortável com o ambiente e o cabeleireiro que está prestando o serviço.

Nas redes, precisamos manter esse relacionamento criado durante o atendimento presencial.

Dessa forma, quando o cliente precisar cortar os cabelos novamente, ele pensará diretamente em você.

Poste nos stories coisas interessantes para seu público, peça a opinião deles e mostre o dia a dia do seu negócio.

Dessa forma, eles se sentirão cada vez mais íntimos do seu negócio. 

  1. Crie sua conta no Google meu negócio.

O Google meu negócio é uma forma gratuita de ser divulgado na plataforma de buscas do Google.

É muito poderoso, pois, quem busca algo no Google, na maior parte das vezes tem interesse real naquilo que pesquisou.

Sabe quando você busca algo no Google e aparece negócios próximos de você? 

Esses são negócios cadastrados no Google meu negócio.

Para criar sua conta é simples, basta acessar o site do GMN e criar sua ficha.

  1. Entregue uma experiência

Além dos serviços comuns de uma barbearia, o que mais você pode oferecer para seu cliente?

Seja lá o que for, isso pode entrar como uma experiência diferenciada para ele.

Algumas barbearias contam com cervejas, mesas de bilhar, jogos e etc…

Tudo isso são coisas que te diferenciam da concorrência e faz com que o cliente veja muito mais valor no seu negócio.

Assim, ele se dispõe a pagar mais pelos seus serviços e acaba pensando duas vezes antes de ir até um de seus concorrentes.

Caso tenha alguma dúvida, ou algo a dizer, basta comentar aqui em baixo e iremos te reponder dentro de 48 horas.

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