Qual modelo de tráfego multiplicará o faturamento do seu negócio? O Tráfego pago ou o Tráfego orgânico?
O tráfego pago é um braço do marketing focado totalmente em gerar RESULTADOS, que considera o relacionamento e os conteúdos gerados, mas se utiliza disso para vender.
O tráfego orgânico também tem o intuito de vender, mas chega indiretamente até essas vendas, ou seja, produz conteúdos relevantes que levam o usuário a comprar o produto.
O tráfego pago e o tráfego orgânico geram resultados semelhantes, porém, trabalham de formas diferentes e acabam tendo um tempo distinto para chegar às vendas.
Sendo assim, para escolher o modelo de tráfego que melhor se adequa ao seu negócio é necessário ter uma visão mais ampla do tráfego.
Exatamente por isso começaremos pelas particularidades do tráfego.
Em caso de dúvidas, deixe sua pergunta nos comentários ou entre em contato com algum profissional do tráfego da Revolute Digital.
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Particularidades do tráfego
Tanto o tráfego pago quanto o tráfego orgânico possuem características que diferem um do outro e definem suas vantagens e desvantagens.
O gestor experiente sabe qual caminho tomar para levar seu negócio ao aumento de faturamento.
Mas será que existe um tráfego que gera mais resultado que o outro? A resposta é sim e não.
Na verdade, tudo depende de uma série de fatores, e no final você é que tem de adaptar o tráfego à sua estratégia.
Quero deixar claro que nenhuma das duas formas de tráfego se anulam, elas sempre se completam e geram ainda mais resultados quando estão juntas.
Agora, vamos conferir os fatores que devem interferir na sua preferência por tráfego pago ou orgânico.
Os principais fatores são:
- Público-alvo: O público-alvo jamais deve ser ignorado; entenda que tudo no marketing é apenas uma questão de se comunicar da forma certa com o público certo.
Em alguns casos, apenas entregar anúncios ao público alvo é suficiente, porém, em outros é necessário educar o consumidor com artigos e soluções.
- Canal de distribuição: O canal de vendas é o local onde seu conteúdo ou anúncio será divulgado ao público, e a escolha correta é definida pelo seu público-alvo e pelo formato que ele adere.
Por exemplo, se a faixa etária do público vai dos 10 aos 15 anos, pode não fazer sentido investir em textos longos e, talvez, vídeos curtos sejam uma solução melhor.
- Objetivo da campanha: Se o objetivo da campanha é gerar autoridade, anunciar pode não ser o mais indicado.
Anúncios são temporários, enquanto conteúdos podem se manter relevantes e disponíveis por muito mais tempo.
- Urgência de resultado: Você precisa chegar rápido ao objetivo da sua campanha? Se sim, um anúncio pode ser melhor, já que é focado diretamente no resultado.
Produzir conteúdos gera ótimos resultados, porém, os conteúdos demandam muito tempo para gerar os mesmos resultados alcançados por anúncios.
- Orçamento disponível: Essa questão é muito relativa.
Em geral, um gestor de tráfego cobra um valor mensal + o valor investido na plataforma, porém, cada profissional tem uma forma diferente de cobrar pelos seus serviços.
Um redator pode produzir conteúdos escritos cobrando pelo número de palavras ou pelo número de textos.
No final das contas, o valor a ser investido é maleável e deixar de agir acaba sendo mais caro do que pagar pelos serviços de um profissional.
Quanto mais o tempo passa, mais você deixa de lucrar e seu concorrente toma a dianteira.
- Seu produto: Seu produto é fácil ou difícil de vender?
Quanto maior a dificuldade em vender um produto, mais aquele público tem de ser educado sobre ele para então chegar ao momento de compra.
Produtos como Fast-Food podem se dar muito bem apenas com o tráfego pago, pois são produtos fáceis de gerar interesse e, em geral, tem um valor acessível.
O mesmo não acontece com livros, por exemplo. É necessário produzir conteúdo sobre o livro para então gerar interesse no mercado e assim atingir vendas.
Qual o valor do tráfego pago e do tráfego orgânico
Como dito antes, o valor é muito relativo, mas mesmo assim vamos falar em números aqui.
No final das contas, o quanto investir fica por conta do cliente e do profissional contratado.
Valor mínimo de investimento em tráfego pago nos principais canais.
- Instagram (Valor mínimo) — U$ 1,00 por dia, atualmente é algo como R$ 6,00.
- Facebook (Valor mínimo) — U$ 1,00 por dia, atualmente é algo como R$ 6,00.
- Google (Valor mínimo) — R$ 5,00 por dia, o valor depende muito do objetivo da campanha.
- LinkedIn (Valor mínimo) — R$ 20,00 é o orçamento mínimo por dia.
Canais do mesmo grupo oferecem a opção de investir com o mesmo valor em mais de uma plataforma em simultâneo, é o caso do Facebook e do Instagram.
Valor médio cobrado por profissionais do tráfego e criação de conteúdo.
- Redator: Entre R$ 0,03 e R$ 0,10 por palavra. Se nos basearmos em textos de 1000 palavras, estamos falando de R$30,00 a R$100,00 por texto entregue.
- Gestor de tráfego: varia entre R$ 300,00 e R $20.000 + valor investido na plataforma.
Os valores variam conforme a experiência do profissional e sua capacidade de gerar vendas, tudo é relativo e pode ser acordado entre as partes envolvidas.
Por fim, vimos que tanto o tráfego pago quanto o tráfego orgânico tem suas particularidades e formas de trabalhar.
Compreendemos alguns conceitos de marketing necessários para conciliar as duas ferramentas e vimos exemplos de como isso se aplica.
Espero ter ajudado! Caso tenha dúvidas ou algo a compartilhar, basta comentar aqui embaixo e iremos te responder dentro de 24 horas.
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