Não é segredo para ninguém que o mercado digital tem crescido de forma constante e exponencial nos últimos anos.
Esse crescimento já estava previsto, mas a pandemia acelerou o processo e fez com que o mercado virtual avançasse anos em questão de meses.
O delivery, desde o início, tem se mostrado um modelo de negócio capaz de gerar uma renda segura e bastante lucrativa.
Segundo informações divulgadas pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o delivery se tornou um hábito comum para mais de 60% da população.
Porém, é de se esperar que um mercado com tantas oportunidades se tornasse também algo muito competitivo.
Quando o mercado aperta, se destacam aqueles que são inovadores e conseguem se destacar e gerar mais vendas.
Por isso trouxemos 11 dicas e estratégias de marketing práticas para você aumentar suas vendas significativamente.
Sem mais delongas, vamos direto ao primeiro tópico.
Caso você não entenda algum termo utilizado, verifique em nosso Dicionário do tráfego pago.
Compensa investir em marketing para meu delivery?
Sem dúvidas investir no marketing do seu delivery é talvez o maior e mais importante diferencial competitivo que você pode ter.
Entenda, a qualidade no setor gastronômico não é um diferencial, afinal, se seu produto for ruim, com o passar do tempo as pessoas vão parar de consumi-lo.
Às vezes, por incrível que pareça, quem vende mais não é aquele que tem o melhor produto, mas sim, aquele que consegue chegar ao cliente primeiro.
O melhor caminho para divulgar seu delivery é conhecer seu público, se você não sabe com quem está falando, então não está falando com ninguém.
Como fazer marketing para delivery?
Listamos aqui algumas formas de fazer marketing e atrair clientes para seu delivery, mas, antes de qualquer coisa, existem dois pontos extremamente importantes.
Os dois envolvem a fase de planejamento de marketing do seu delivery e sem eles, provavelmente você terá problemas para implementar as estratégias.
1. Criando a base das estratégias.
As estratégias dependem do bom funcionamento do seu negócio e, podemos citar logo de cara dois fatores importantíssimos: a área de atendimento e o horário de funcionamento.
Caso a área de atendimento seja maior do que deve, você irá atrair clientes muito distantes e isso pode causar prejuízos.
Caso você abra em horários e dias que não são bons para você, seu negócio também pode começar a dar prejuízos com custos de funcionamento.
A saída para esses dois casos? Planejamento!
Qual a área de entrega do meu delivery?
Qual é o raio em que seu delivery está disposto e preparado para atender?
É importante estudar e planejar essa fase com atenção, isso porque o custo de entrega tem relação direta com o lucro que você pode obter com cada venda.
Afinal, não adianta nada conseguir muitos pedidos, se no final das contas você não conseguir atendê-los.
Entenda quanto cada área gastará do seu tempo e do seu dinheiro, depois analise quais são as melhores áreas e como você vai cobrar pelas entregas.
As duas formas mais simples de cobrar a entrega são:
- Definir um valor fixo para qualquer área dentro de um raio.
- Cobrar um valor à parte para cada região.
Dica: Para calcular o custo de entrega, você pode pesquisar a distância das áreas em relação ao seu negócio usando o Google maps.
Como calcular valor de entrega em um delivery
- Defina seu local de trabalho no google maps.
- Busque pelo local da entrega.
- Divida a quantia total de quilômetros entre você e o cliente pelo gasto médio do veículo por KM.
- Multiplique esse resultado pelo valor da gasolina e você terá uma média do seu custo de locomoção.
- Agora considere e inclua o valor e a forma com que você paga seu entregador. É um valor fixo? É por entrega?
- O resultado desses fatores é igual ao seu custo médio por entrega.
Ps: O valor pode mudar conforme imprevistos, demanda, trânsito, dias muito chuvosos e etc…
Qual o melhor horário para abrir meu delivery?
A resposta para esse tópico nunca será exata, pois conforme seu negócio ganha relevância e o tempo passa, o horário de funcionamento acaba mudando.
Considere sempre o momento atual: seu delivery recebe uma boa quantia de pedidos pela manhã e pela tarde?
Durante a semana, você tem um bom volume de pedidos?
A resposta sincera para essas duas perguntas vai te responder se nessa fase do seu negócio, compensa ou não abrir durante a semana e outras fases do dia.
Dica: Caso o movimento não seja bom durante a semana, pode ser uma boa ideia criar promoções temáticas e específicas para esses dias.
2. Esteja no Google meu negócio.
Sabe quando você faz uma busca no Google e ele te mostra como resultado diversos negócios próximos a você?
Esses são negócios cadastrados no Google meu negócio, o qual é um serviço fornecido pelo próprio mecanismo de buscas.
Realizar o cadastro é simples, basta clicar neste link e preencher a ficha com fotos, dados, horários e o local de funcionamento.
Quantos moradores da sua cidade e pessoas que estão de passagem procuram por “Comprar lanche em tal cidade”?
Lembre-se que o Google é uma das ferramentas de vendas mais poderosas do mundo e, ter seu negócio nele sem pagar nada por isso, é um privilégio.
3.Personalize seu atendimento
Esse termo tem feito muito sucesso, mas, já parou para pensar sobre o que ele significa?
A ideia é oferecer atendimento que foque em atender seu cliente de forma humanizada e focada em resolver o problema dele.
Porém, não se deixe enganar, você não precisa tornar isso um bicho de sete cabeças.
Acima de tudo, esse tipo de atendimento é simplesmente uma forma que mostra ao cliente que você o considera como alguém único, não só mais um cliente qualquer.
Se você se interessa pelo cliente, gosta de conversar e entende que seu propósito ali é ajudá-lo, naturalmente seu atendimento se torna algo personalizado.
4. Trabalhe suas redes sociais
As pessoas estão cada vez mais presentes nas redes sociais, tanto em tempo, quanto em interação.
Hoje gravamos mais coisas com a câmera do celular do que com câmeras profissionais.
Isso quer dizer que temos no Instagram, por exemplo, uma plataforma com milhares de pessoas ativas, interagindo e consumindo conteúdos e propagandas.
Não se acanhe, poste conteúdo e interaja com quem interagir com você, assim você mantém quem já comprou de você por perto e atrai novos clientes.
Dica: Seus clientes provavelmente vão fotografar seu produto e postar, é sempre uma ótima ideia pedir educadamente que eles marquem seu estabelecimento.
5.O que postar no Instagram de um delivery?
É muito importante postar sobre coisas mais triviais, como as entregas saindo e fotos ou prints que comprovem que seus clientes gostam e aprovam seus produtos.
Mas, o pulo do gato está em algo chamado “Foodporn”, isso mesmo, o nome chama atenção e é bem sugestivo.
A ideia é postar fotos e vídeos de comida que encham os olhos do cliente e realmente gerem desejo nele.
Sabe aqueles vídeos em que alguém retira uma fatia de pizza e o queijo estica, o recheio aparece e a borda transborda recheio?
Isso é um ótimo exemplo de Foodporn.
6. Abuse do tráfego pago
Quer vender de forma rápida mesmo se você estiver apenas começando? Então você precisa conhecer o tráfego pago.
Com ele você pode aparecer diretamente para quem mais tem chance de comprar de você.
Tráfego é um termo que se refere a quantidade de pessoas que visitam seu perfil.
Você pode pagar para que as pessoas te conheçam e recebam suas promoções.
Provavelmente você já se deparou com anúncios no Facebook ou Instagram, não é mesmo? É isso que você precisa fazer.
Sabe por quê? Para vender nas redes sociais, você tem que gerar muito desejo no usuário e, de preferência, ter um produto de valor acessível.
Esse é o cenário perfeito para um delivery.
Em geral, independente da pessoa estar com fome ou não, ela sempre considera a possibilidade de comprar algo gostoso para comer.
No final das contas, essa é uma alternativa muito mais rápida e eficiente se comparada a velha tática de postar conteúdos e esperar que venham até você.
7. Capriche nas fotos e vídeos
Independente da plataforma, as fotos com certeza são um dos fatores que, além de te diferenciar do concorrente, fazem o cliente comprar de você.
Existe uma lógica em todo o mercado: se você está na dúvida, então faça como os grandes.
Por que será que os grandes fast foods e vários deliverys que faturam alto sempre investem em fotos?
Uma boa foto, valorizando os pontos e ingredientes certos, com uma perspectiva criativa, simplesmente prende a atenção do usuário e o convence a comprar.
8.Contrate uma agência de marketing.
Quando seu carro apresenta algum problema complexo, você tenta arrumar ele a todo custo, ou leva a um profissional?
Com o seu negócio é a mesma coisa, você até pode tapar um buraco e outro ali, mas, se você quer resolver o problema, um profissional é sempre a melhor escolha.
Se seu negócio está deficiente nas vendas, contratar uma agência especializada e totalmente focada em vender é a solução mais inteligente.
Ao contratar uma agência de marketing não existem custos, uma boa agência cobre o valor que cobra e ainda gera lucro para você, simples assim.
Conheça a Revolute digital, uma agência focada em marketing de resultados.
9. Produza engajamento na internet
Um dos melhores caminhos aqui é pedir a opinião dos seus seguidores, tanto nos stories quanto nas postagens.
Todo mundo gosta de se sentir valorizado e, pedir a opinião de alguém, mostra que o que essa pessoa tem a dizer é importante para você.
Quando alguém responder, não deixe de retribuir a interação agradecendo pela opinião e mostrando que ela te ajudou de alguma forma.
10 Surpreenda seu cliente
Ao comprar algo você já espera que esse algo seja bom, que o atendimento seja ótimo, que o preço seja justo e que, no final das contas, tenha sido um bom investimento.
Essa é a questão, você já espera por tudo isso e por melhor que seja o atendimento e o resultado, nada vai realmente te surpreender.
As pessoas são surpreendidas quando você entrega o que elas esperam, com a qualidade que elas queriam e ainda entrega algo inesperado a mais.
Faça isso, entregue mais do que a pessoa comprou e mais do que ela esperava.
Não precisa ser algo caro e nem em grande quantia, basta mostrar que você se importou em melhorar a experiência do seu cliente.
Um exemplo para hamburguerias: você pode comprar uma embalagem grande de algum molho diferente e, em cada pedido, enviar um potinho extra com esse molho.
Essa é uma ação que custa pouco para você e agrega muito para o cliente.
Afinal, sejamos sinceros… Todo mundo gosta de receber alguma vantagem.
11. Anuncie focando na sua localização.
Quem tem mais chance de comprar seu produto?
Alguém que mora longe do seu estabelecimento, ou alguém que mora a 2 ou 5 minutos de distância?
Óbvio que quem está mais perto pode comprar com maior facilidade, sendo assim, por que não vender justamente para essas pessoas?
Através do Facebook ou Instagram, você pode, por exemplo, anunciar algo em um raio de alguns quilômetros do seu negócio.
Melhor ainda, sabendo que quem verá o anúncio são pessoas perto de você, que tal uma promoção que dê um desconto especial para essas pessoas?
Imagine que você recebe essa promoção, sai de casa e anda por 5 minutinhos, compra um lanche de qualidade no lugar que anunciou e ainda ganha um desconto especial.
O que impediria você de voltar a consumir nesse mesmo lugar?
Essa é uma ótima forma de gerar vendas e, ao mesmo tempo, fidelizar novos clientes
Aumente suas vendas.
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